O que você manda na lancheira do seu filho para beber?



Quem aí de vocês respondeu suco de caixinha levanta a mão! Uau, eu sei que é muita gente. Infelizmente eles são práticos, estão direto na mídia e ainda vem com o personagem da moda que o seu filho adora.

Mas aí eu te pergunto: você sabe o que está dando para o seu filho ingerir?

Água, açúcar, corantes, conservantes, acidulantes e mais uma infinidade de produtos químicos que não condizem com o natural e com os benefícios da própria fruta. Aliás, fruta que é bom, praticamente não existe nessas caixinhas.

Então qual é a melhor opção para os sucos?

A melhor opção é o suco natural, feito da própria fruta. Sim, aquele que você precisa comprar a fruta, descascar, bater, adoçar e que para alguns dá um trabalhão. Porém, nesse tipo de suco você oferece água, vitaminas, sais minerais e fibras para o seu filho. Uma boa opção para não precisar adoçar esse tipo de suco é usar a água de coco. O seu açúcar natural junto com o doce da fruta faz com que você não precise adoçar. Se você não tiver água de coco ou quiser usar água normal que é mais barato, é só não abusar na hora de adoçar e ainda uma segunda opção é usar o mel que é mais saudável (somente para crianças maiores de 1 ano de idade).

Chegou em casa e não tem nem uma fruta mais quer tomar um suco? A segunda melhor opção são os sucos integrais (sem adição de açúcar). O mais conhecido é o de uva, mas o de maçã também é muito bom. É sempre uma boa opção para se ter na dispensa de casa. O único fator negativo é o preço que não é dos mais baratos. Você pode diluir para não ficar tão forte e geralmente não precisa adoçar.

Ok, você não tem tempo de fazer o suco natural e não tem suco integral em casa. Nossa terceira opção é o suco feito a partir das polpas congeladas. Encontra-se facilmente em todos supermercados e em diversos sabores. Aqui você também pode optar por bater com água normal ou água de coco. Mas cuidado, na hora de adoçar prefira fontes de açúcares mais saudáveis como o mel, melado, açúcar mascavo, açúcar demerara, etc.

Viu só como é possível se livrar dos sucos de caixinhas e também daqueles pacotinhos? Além do mais, quando não tiver suco a melhor opção é a água. Temos também os chás e águas saborizadas que são opções diferentes para variar o cardápio.

Não seja prisioneira da mídia ou da praticidade. Pense que é para o seu filho, o seu bem mais precioso que você vai oferecer aquele alimento. Uma dica legal é comprar as frutas e congelá-las em pequenas porções, assim você sempre tem fruta prontinha para fazer um delicioso suco.

E depois dessas dicas que tal um suco natural geladinho para brindarmos? Saúde!


Maybe Lemos

Nutricionista CRN 2515

Autora do Livro infantil Salada de Frutas

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