A hora da fome



O que você escolheria se fosse uma criança?

Posso dizer que em muitos casos e até mesmo os adultos prefeririam as guloseimas, imagine a criança.

Vamos pensar o seguinte: os pais saem para trabalhar e a criança fica em casa (muitas vezes sem a supervisão de um adulto dependendo da idade) e aí no meio da tarde bate aquela fome ou vontade de comer. A criança vai até a cozinha e abre a geladeira ou os armários e se depara com várias guloseimas e aí ela olha em cima da mesa e vê a fruteira cheia de frutas. Qual você acha que ela vai escolher?

Seria muito bom se pudéssemos dizer que seriam as frutas. Não estou dizendo que muitas crianças por aí não as escolham, mas a grande maioria vai escolher os doces, biscoitos, salgadinhos, chocolates, etc.

E de quem é a responsabilidade? Dos pais!

Não adianta os pais reclamarem que os filhos não comem frutas se dentro dos armários da cozinha e da geladeira tem um monte de tentação!

Nós sabemos que esses tipos de produtos estão direto na mídia tentando fazer com que as crianças os consumam diariamente. Ao contrário das frutas que nunca é vista na televisão, no intervalo dos desenhos dizendo: crianças comprem essa fruta, ela faz bem!

Se você quer que seu filho (a) tenha uma boa alimentação evite ter em casa e principalmente ao alcance das suas mãos produtos como biscoitos recheados, salgadinhos, balas, chocolates, etc. Não estou dizendo que eles nunca mais irão comer, porém se esses produtos estiverem ao alcance deles, dificilmente eles vão dizer: não quero um chocolate, prefiro uma banana.

Não dê a oportunidade desse tipo de escolha para as crianças, tenha apenas bons alimentos em casa e assim dessa maneira, independente do produto será uma boa escolha. Existem no mercado muitas alternativas saudáveis para a substituição desses produtos ou então você mesma pode preparar e deixar em casa a disposição das crianças.

Pense nisso, os pais são os responsáveis pela alimentação dos seus filhos enquanto pequenos e também depois quando já são maiores. Uma boa educação/orientação alimentar e nutricional fará com que seu filho (a) saiba fazer boas escolhas.

Maybe Lemos

Nutricionista

Autora do livro infantil Salada de Frutas

#AlimentaçãoSaudável #Alimentaçãoinfantil #Frutas