Como aliviar a cólica do bebê?



Não é difícil identificar o choro de cólica no recém-nascido. É um choro sofrido, mais agudo, em que o bebê aparenta sentir dor e desconforto. As cólicas (contrações da musculatura abdominal) são naturais e esperadas no recém-nascido, elas fazem parte de seu desenvolvimento. Normalmente aparecem nos primeiros três meses de vida porque o bebê está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal dele ainda está imatura.

A pediatra Dra. Vilneide Maria dos Santos Braga Serva, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, define a cólica como sendo “o surgimento de paroxismos de irritabilidade, agitação ou choro em crianças saudáveis, durante pelo menos três horas por dia, mais de três dias na semana, em pelo menos três semanas”.

Existem alguns remédios homeopáticos que podem ser prescritos pelo pediatra para prevenir ou amenizar as dores do recém-nascido. Mas o fundamental é manter a calma. Neste momento o que o bebê mais precisa é de massagem, colo e carinho.

No quadro abaixo há 05 atitudes que ajudam a aliviar a cólica do bebê.


Este mal-estar dura geralmente até os três meses, tempo para o organismo amadurecer a digestão. Caso as cólicas persistam por mais tempo, as causas devem ser investigadas pelo pediatra, pois podem estar relacionadas à refluxo, doenças inflamatórias intestinais ou alergia a proteína do leite de vaca.

#Desenvolvimento #cólica #MãesReais #Aleitamentomaterno #Amamentação #PicosdeCrescimento #Desafios #Afeto #Desenvolvimentoinfantil #Acolhimento #Vínculo #recémnascido #RN