
O trabalho invisível das mães e a Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout é uma resposta negativa do corpo, quando submetido a um estresse prolongado e intenso. É uma das consequências da vida atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes.
A Síndrome de Burnout provoca vários sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. Apresenta SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS (dores de cabeça, insônia, fadiga severa e dificuldades gastrointestinais) e/ou SINTOMAS EMOCIONAIS (ansiedade, depressão, irritabilidade e distanciamento emocional). As pessoas com síndrome de burnout sentem-se oprimidas e cansadas. Vivenciam sentimentos intensos de desamparo e desespero.
Nós mães trabalhamos em tempo integral, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além disso muitas de nós também trabalham e realizam a maior parte das tarefas domésticas. Manter tudo em ordem e limpo é uma das missões que muitas mulheres se impõem, mas quando essa ordem e limpeza sai de seu controle, surge um intenso sentimento de frustração e impotência.
Administramos várias tarefas, administramos pessoas, administramos o tempo. Procuramos cuidar de tudo e de todos, e não é raro ficarmos em segundo plano. Sem dizer, que tudo o que fazemos, muitas vezes parece invisível. Até tentamos ser uma mulher maravilha, mas em algum momento o corpo e a alma gritam.
Como evitar esse problema?
Aprenda a priorizar tarefas e faça somente aqueles que são realmente importantes. Se no final do dia não tiver feito tudo o que você tinha planejado em sua agenda, não se preocupe.
Reserve um tempo apenas para você. Aproveite para respirar, cochilar, ouvir uma música, um longo banho relaxante, ler algumas páginas de um livro.
Peça ajuda.
Assuma um estilo de vida mais saudável. Procure manter uma dieta saudável, praticar atividade física e aprender técnicas de relaxamento.
Procure ajuda de um profissional ao sentir que a carga está maior que suas forças.
#SindromedeBurnout #Cansaço #Estresse #Ansiedade #Fadiga #Esgotamento #Maternidade #Filhos #SerMãe #MãesReais #Mães #Angústia #Trabalho #Pósparto